Colaboradores

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Reflexões a partir do VII Congresso Internacional ABEH

      Durante os dias 7-8-9/05 aconteceu na Universidade Federal de Rio Grande- FURG o VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade de Sexual e de Gênero da Associação Brasileiras de Estudos da Homocultura, neste evento ocorreram diversas apresentações culturais, também contamos com palestras de muito destaque como da Profª Drª Guacira Lopes Louro, e tantas outras. Além disto, tivemos diversas rodas de conversa sobre as temáticas do evento, que englobam desde combate a homofobia, sexualidade até preconceito racial e de gênero, também contamos com a apresentação de pôsteres de alunos da universidade local como também de diversas outras universidades.
     No dia 07/05 eu, Keli Velasques, e a colega Daniele Pinheiro apresentamos um pôster intitulado (re)produções e (des)construções de gênero nos episódios de Peppa Pig, desenho de origem britânica atualmente veiculado ao canal da TV fechada Discovery Kids, no trabalho nosso objetivo foi o de discutir quais as formas que estavam sendo utilizadas para a representação do papel feminino e masculino, através dos personagens mamãe e papai Pig, Peppa e George seu irmão mais novo. Nossas análises foram em torno das muitas (des)construções apresentadas no desenho, como, por exemplo, o pai realizando os trabalhos domésticos enquanto a mãe trabalha, um menino fazendo aulas de balé e sendo ensinado que não há nada de errado nisso, porém salientamos que alguns aspectos continuam a ser (re)produzidos como a família nuclear.
     Durante nosso tempo de permanência na sala de apresentações pudemos realizar várias discussões a partir da troca de ideias e experiências com as diversas pessoas, como a minha parceira de blog Roberta Pereira, que foram prestigiar o nosso e os outros tantos trabalhos apresentados naquela tarde. Sendo assim, esta foi uma ótima oportunidade de difundir os trabalhos realizados dentro das temáticas: diversidade, gênero e sexualidade.

   Desse modo, o congresso nos potencializou a problematização destas temáticas relacionando-as as discussões realizadas nas aulas de Mídias e Educação, fazendo-nos refletir sobre o papel da indústria midiática frente a mudanças na ordem social. A partir da participação no evento, nos questionamos: Como a mídia atual vem (re)construindo as representações de gênero, sexualidade e diversidade nessa  nova configuração de sociedade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário