Colaboradores

segunda-feira, 2 de junho de 2014

A mídia que nos constitui e o espaço educativo

     Partindo das discussões realizadas na disciplina de mídias e educação e das leituras que nós viemos realizando ao longo destes três anos na graduação em Pedagogia chegamos a alguns entendimentos sobre a influência midiática atualmente:
     A influência que o discurso midiático tem na construção e constituição da dimensão social como um todo está produzindo cultura a todo o momento. Entretanto, esta produção não acontece de forma unilateral, na medida em que a mídia nos interpela com as mais diferentes formas, nós também, enquanto sociedade, a constituímos, uma vez que reproduzimos interpretativamente os conteúdos simbólicos veiculados nas diferentes linguagens midiáticas, segundo nossa dimensão sócio-histórica, recriando estes discursos.       
   Nessa perspectiva, a mídia se faz uma instância educativa, na medida em que ela transmite valores, conceitos e padrões prontos para serem seguidos e normatizados por um determinado público-alvo. Ela também interfere em nossa dimensão simbólica e cultural e nos ensina como devemos nos vestir, falar, comer, etc.., para que sejamos aceitos na sociedade.
   Deste modo, a escola torna-se um espaço em disputa, uma vez que a mídia atual maneira rápida e instantânea. 
      O espaço educativo formal, dentro dessa lógica, passa a ser um espaço chato e
desinteressante, na medida em que não acompanha o desenvolvimento da indústria midiática e se alicerça em teorias pedagógicas que estão em descompasso com a sociedade atual. Como tentativa de contrapor esta lógica, a escola insere dentro de seu espaço tecnologias de apoio pedagógico, são eles: aparelhos multimídia, telas interativas, computadores, tablets e por aí vai, entretanto, mesmo com este aparato tecnológico a prática pedagógica pouco ou nada muda.
     Acreditamos que a educação e a prática educativa não se dissociam, a mídia atualmente só faz compor esta unidade e ambas estão intrinsecamente ligadas ao tipo de sociedade que se tem. Diante disso, é evidente a transformação que a sociedade vem sofrendo a partir da influencia da mídia e sua indústria e, por isso mesmo, as práticas pedagógicas deveriam
estar também se modificando. Porém, verificamos neste processo que é preciso uma modificação humana, precisamos de professores qualificados, com conhecimento, capazes de utilizar todas as ferramentas disponíveis na ressignificação destas formas midiáticas que interpelam nossas crianças e jovens diariamente, pois de nada adianta inserir diferentes e diversas tecnologias na esfera educativa se, as epistemologias de ensino que alicerçam o ato educativo não se transformarem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário