Colaboradores

quinta-feira, 31 de julho de 2014

       Um semestre, uma disciplina chamada Mídias e Educação e muitas aprendizagens...

            Durante o primeiro semestre deste ano de 2014, participei de uma disciplina chamada Mídias e Educação com os profs. Joice e Márcio, infelizmente essa disciplina é optativa e por conta disso nem tod@s colegas farão essa disciplina, porém eu acredito que ela devesse ser uma disciplina obrigatória pelo menos aos cursos de licenciatura, pois quando nós entrarmos na sala de aula com certeza teremos que lidar com a cibercultura na qual estamos vivendo e que promete cada vez mais tomar cada um dos nossos minutos.
            Talvez eu não consiga listar aqui todas as aprendizagens construídas nessas aulas pois posso esquecer alguma coisa neste momento, mas aprendemos muitas coisas, discutimos muitos temas atuais e importantes quando se quer fazer relação entre mídias e educação, muitos conceitos e autores nos foram apresentados e para mim particularmente muitos deles foram novidades e alguns até causaram estranhamento.
            Fizemos discussões sobre a mídia televisiva embasados nas palavras de Rosa Maria Fisher, falamos das possíveis formas de se trabalhar a mídia dentro da sala de aula, e essas formas vão desde as redes sociais até a construção de sites ou blogs como este aqui, além da possibilidade de ser qualquer outra forma de expressão midiática que esteja interpelando os alunos naquele momento. Tivemos o seminário de Bauman que pra mim particularmente foram os melhores textos, pois é uma leitura muito acessível, muito "atual", e o seu conceito de liquidez em vida, amor, modernidade, medo liquido, ou seja sociedade liquida, é o que estamos vivendo, pra mim é muito interessante.
             Também discutimos sobre interatividade e a modificação que este conceito vem sofrendo, já que hoje temos desde eletroportáteis, eletrodomésticos, roupas entre outros objetos "interativos", esse conceito vem perdendo sua funcionalidade original de ser algo que nós possamos criar, modificar, interagir com outras pessoas, essas também poderão modificar, e interagir com outras, para agora termos objetos programáveis com nome de interativos, e isso afeta o que? O consumo.
             O consumo  tanto adulto quanto infantil é afetado pela propaganda, essa é elaborada para um consumidor específico, que vai ser atraído por aquele objeto por que ele tem exatamente tudo que ele estava querendo e procurando, como se tivesse sido pensado para aquela pessoa em especial, e essa foi uma das nossas discussões que mais mexeram comigo, a quem se endereça essas propagandas. Sempre gostei de propagandas, quanto mais elaboradas melhor, sempre achei que tinham alguns "gênios" por trás de certas propagandas e ficava pensando muito sobre elas mas nunca com esse olhar crítico de educadora, olhar e sentimento com o qual vou me despedindo da disciplina Mídias e Educação !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário